Boas práticas na abordagem da sexualidade junto dos jovens em escolas

Data da Notícia: Outubro 4, 2016

Boas práticas na abordagem da sexualidade junto dos jovens em escolas

love-1449253_1280

A Associação Mundial para a Saúde Sexual atribuiu em 2015 o Prémio de Excelência e Inovação em Educação Sexual (na categoria programa governamental) ao trabalho desenvolvido desde 2008 pela equipa do PRESSE, Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN).

A população-alvo do PRESSE são alunos e professores do 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, mas envolve mais atores na abordagem da sexualidade, nomeadamente pais, encarregados de educação, pessoal não docente e outros membros da comunidade.

Concebido pelo Departamento de Saúde Pública da ARSN, este programa contribui para aumentar os fatores de proteção e diminuir os comportamentos de risco da população juvenil escolar. Partindo de uma metodologia de projeto, a intervenção é interdisciplinar, estruturada e sustentável no tempo, garantindo apoio permanente aos profissionais de saúde e de educação envolvidos.

O PRESSE dá formação em sexualidade humana, educação sexual e metodologias pedagógicas, aos profissionais de saúde escolar, professores e psicólogos; disponibiliza recursos pedagógicos (guiões de formação de professores, cadernos de atividades para alunos, jogos pedagógicos, entre outros) que facilitam a aplicação dos conteúdos curriculares em educação sexual, previstos para os vários níveis de ensino; promove iniciativas de complemento curricular que contribuem para dinamização da educação sexual na escolas (teatro-debate, concursos, exposições, entre outras); e apoia a implementação de Gabinetes de Informação e Apoio (GIA) no âmbito da educação para a saúde e educação sexual.

Os números do PRESSE são expressivos: 120 000 alunos abrangidos, em 247 escolas da região Norte, de 21 Agrupamentos de Centros de Saúde e 3 Unidades Locais de Saúde, envolvendo cerca de 80% dos Agrupamentos de Escolas e ainda Escolas não Agrupadas públicas da região Norte.

 

CADERNOS PRESSE

Caderno PRESSE 1º Ciclo

Caderno PRESSE 2º ciclo

Caderno PRESSE 3º ciclo

Caderno PRESSE ensino secundário