Consultório #1 – Consulta de sexologia do CHUC


Consultório #1 – Consulta de sexologia do CHUC

NOME DA CONSULTA

Consulta de Sexologia do CHUC

INSTITUIÇÃO

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)

SERVIÇO

Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria (CRIP) do CHUC.

DIAS/HORÁRIOS

Terça – feira (9h00 – 17h00)

CONTACTOS E INFORMAÇÕES

239 400 494

psiqdir@chuc.min-saude.pt

urgus@chuc.min-saude.pt

RESPONSÁVEL

Graça Santos, Médica, Especialidade em Psiquiatra e Terapeuta Sexual pela SPSC; possui a competência em sexologia clínica pela Ordem dos Médicos; psicooncologista pela APPO.

ELEMENTOS DA EQUIPA

Lígia Fonseca, Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual pela SPSC; possui as Especialidades em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Sexologia pela Ordem dos Psicólogos.

João Amílcar Teixeira, Médico, Especialidade em Psiquiatria e Terapeuta Sexual pela SPSC; possui a competência em sexologia clínica pela Ordem dos Médicos.

Carla Silva, Médica, Especialidade em Psiquiatria, Terapeuta Sexual pela SPSC; possui a competência em sexologia clínica pela Ordem dos Médicos.

Susana Renca, Médica, Especialidade em Psiquiatria; possui a competência em sexologia clínica pela Ordem dos Médicos; Certified Psycho-sexologist pela European Federation of Sexology (EFS) e pela European Society of Sexual Medicine (ESSM) .

Mariana Marques, Psicóloga Clínica, Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapia pela Ordem dos Psicólogos.

Data de criação: A consulta foi criada em 1975 pelo psiquiatra e sexologista Francisco Allen Gomes, que assume desde então um papel fundamental e pioneiro no crescimento desta área, em Portugal. É uma das primeiras consultas de Sexologia em Portugal, com atividade contínua desde então.

Principais valências: A consulta de Sexologia dedica-se à avaliação, diagnóstico e tratamento das disfunções sexuais e problemas relacionados com a sexualidade, oferecendo abordagens integradas farmacológicas e/ou psicoterapêuticas de inspiração cognitivo-comportamental.

As principais valências clínicas são: Disfunções sexuais masculinas e femininas, Disforia de género, parafilias. Para além da vertente clínica, tem valências de ensino e investigação na área da sexualidade.

Vocações específicas da consulta: Perturbação de dor genitopélvica/penetração (dispareunia e vaginismo); Disforia de género.

Problemáticas mais recorrentes: Dentro das disfunções sexuais, são mais frequentes as Perturbações de dor genitopélvica/penetração (dispareunia e vaginismo), do interesse/excitação sexual feminino, e a disfunção erétil.

Intervenção/acompanhamento específico da sexualidade para doentes crónicos? Quais?

Sim; Oncologia, diabetes, e outras doenças crónicas.

Disponibiliza intervenção/acompanhamento específico da sexualidade para pessoas com deficiência física (diversidade funcional)?

Não.

Disponibiliza intervenção/acompanhamento específico da sexualidade para pessoas com deficiência cognitiva (neurodiversidade)?

Não.

Outra informação relevante: Em 2011 foi criada a Unidade de Reconstrução Génito-Urinária e Sexual (URGUS). Trata-se de uma Unidade do Serviço Nacional de Saúde, tendo como missão principal prestar cuidados de saúde a pessoas Transgénero. Possui equipa multidisciplinar de forma a dar resposta às necessidades psicológicas, médicas e cirúrgicas desta população específica. Presta assistência nas áreas de saúde mental (acolhimento, avaliação clínica, aconselhamento e psicoterapia) tratamentos hormonais e intervenções cirúrgicas, para que as pessoas com diversidade de género adquiram um bem-estar duradouro com a sua identidade de género.

A URGUS funciona como unidade autónoma e possui equipa dedicada a tempo parcial, mas partilha com a consulta de sexologia a valência de Consulta de sexologia da URGUS, que estabelece o acolhimento ao utente, avaliação inicial e acompanhamento psicológico ao longo de todo o processo de transição.

Referenciação

*Por médico de família, como habitual para consulta de especialidade hospitalar. Sem recusa de utentes fora de zona.

*Referenciação por  médico ou psicólogo do SNS a nível intra e inter hospitalar.

*Os pedidos para avaliação e intervenção de utentes provenientes do exterior ao Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), serão encaminhados para a Admissão de Doentes do CHUC, que posteriormente os enviará (através da plataforma Consulta a Tempo e Horas) para a consulta de Sexologia, para triagem e avaliação dos mesmos.

Protocolos

*Articula com a consulta de Andrologia, Ginecologia;

*Articula com equipa multidisciplinar da URGUS (Urologia, Ginecologia Endocrinologia e Cirurgia Plástica do CHUC).

*Protocolo para formação integrada (estágio clínico) no Curso de Pós-Graduação da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica que confere o título de Terapeuta Sexual;

*Protocolo de formação (estágio Clínico) com faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra.