Bilhete de Identidade de Projeto #2 – SexED


Bilhete de Identidade de Projeto #2 – SexED

PROJETO: SexED

INÍCIO: 2012

COORDENAÇÃO: Rui Ferreira Carvalho, médico interno de Psiquiatria da Infância e Adolescência, CHLN, E.P.E. e membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC).

ATENDIMENTO: n/a

CONTACTOS: sexed.edu@gmail.com

Facebook

Site

SOMOS UMA EQUIPA… voluntária de jovens envolvidos na área da saúde (Medicina, Ciências Farmacêuticas e Psicologia) que ao longo da sua formação demonstraram interesse e preocupação com a formação dos jovens e de outros profissionais de saúde na área de educação sexual.

FAZEMOS… sessões de educação sexual presenciais para escolas que necessitem de apoio na administração de educação sexual aos seus alunos e realizamos sessões de formação a estudantes do ensino superior, professores e outros profissionais, potenciais formadores.

AS PESSOAS VÊM AO NOSSO ENCONTRO… através do nosso facebook, email ou formulário de dúvidas anónimo.

VAMOS AO ENCONTRO DAS PESSOAS… sobretudo junto das escolas e faculdades, e nas redes sociais onde fazemos divulgação de tópicos e dúvidas relacionadas com sexualidade.

LUTAMOS CONTRA… a extensa desinformação ainda presente relativamente à educação sexual dos jovens, que tem sido negligenciada ao longo dos últimos anos, apesar de estar prevista na Lei.

COM AS PESSOAS APRENDEMOS… que existem diversas formas de vivenciar a sexualidade, e que nem sempre estas são tidas em conta, toleradas ou respeitadas pela sociedade devido à normatividade presente nos meios de comunicação e nas redes sociais.

DAS PESSOAS ESCUTAMOS… as dúvidas, incertezas e lacunas presentes na educação sexual nas escolas e instituições do ensino superior, que persistentemente captamos junto de colegas, professores e também dos próprios jovens.

CONSIDERAMOS PRIORITÁRIA… a aposta em medidas abrangentes, a todas as faixas etárias e sobretudo nas escolas, de fazer chegar informação adequada, organizada e inclusiva, para que todos os jovens possam experienciar a sexualidade da forma mais informada e saudável possível.

PRETENDEMOS…  levar educação sexual, simultaneamente com rigor científico e de forma informal, aos jovens, estudantes universitários e outros profissionais com interesse e necessidade de formação.

BATEMO-NOS POR… uma educação sexual abrangente, informal e inclusiva, sem foco apenas nos riscos, mas também nas diversas vivências da sexualidade de forma saudável.

INSPIRA-NOS… a certeza de que a sexualidade é uma componente basal da personalidade de qualquer indivíduo e que a sua vivência de forma saudável e satisfatória é essencial para o bem-estar e saúde mental.

PARA NÓS É ESSENCIAL NO TRABALHO QUE DESENVOLVEMOS… o rigor científico, acompanhado da proximidade, jovialidade e informalidade necessárias para uma educação sexual eficaz.

GOSTARÍAMOS QUE NOS VISSEM COMO… um meio de resposta às lacunas presentes na educação sexual, quer nas faixas etárias mais jovens, quer nas instituições de ensino superior.

AGRADECEMOS… a divulgação e a contribuição dos nossos pares, bem como o apoio de associações no terreno que lutem pelos mesmos ideais.