“Sexologia em Portugal”: a obra que reuniu em 1987 os principais especialistas

A obra Sexologia em Portugal foi lançada pela SPSC em 1987, sob coordenação de Francisco Allen Gomes, Afonso de Albuquerque e Júlio Silveira Nunes. Pretendia-se com a sua publicação preencher um vazio bibliográfico em torno da sexualidade, na língua portuguesa. A amplitude temática reflete a intenção de se constituir como um suporte de referência no exercício da clínica, da formação e da educação para a sexualidade.

Sexologia em Portugal reúne, divulga e reflete acerca dos estudos da sexualidade realizados no nosso país e no mundo, a partir de perspetivas médicas, psicológicas, sociais, culturais, artísticas e históricas.

A obra tem dois volumes: Sexologia Clínica e Sexualidade e Cultura. Foi apresentada por altura do II Congresso Nacional de Sexologia, em Coimbra. «Se é real a complementaridade entre os dois volumes da obra, é também certo que qualquer um deles tem um significado próprio», lê-se na introdução.

Sexologia em Portugal – A Sexologia Clínica (Volume 1) aborda assuntos como a resposta sexual (masculina/feminina), a identidade sexual, a progressão da sexualidade ao longo da vida, o imaginário erótico, a comunicação em sexologia, a transexualidade, as parafilias, a homossexualidade, as disfunções sexuais (masculinas/femininas) e a sexualidade na deficiência.

Na introdução, Allen Gomes, Afonso de Albuquerque e Silveira Nunes fazem uma breve retrospetiva dos caminhos da sexologia desde o século XIX. Referem os principais contributos internacionais para o seu avanço enquanto especialidade científica, tanto no mundo como em Portugal, e situam a década de 1970 como o tempo em que «se inicia o trabalho em sexologia» no nosso país.

No final do 1º volume listam-se as instituições onde se fazia terapia sexual à data (em 1987) em Portugal: Hospitais de São João, de Santo António e Magalhães Lemos, no Porto; em Coimbra os Hospitais da Universidade; em Lisboa, o Júlio de Matos, a Maternidade Magalhães Coutinho, o Santa Maria, o Egas Moniz e o Curry Cabral; finalmente a Associação para o Planeamento da Família, na cidade de Lisboa, Coimbra e Porto.

Entre os autores que colaboram neste volume estão: Ana Cardoso Allen Gomes, Ana Cruz Pereira, Adriano Pimenta, Adriano Vaz Serra, Afonso de Albuquerque, Alexandre Moreira, Almeida Ruas, Américo Baptista, António Filipe Requixa, António Pacheco Palla, António Santinho Martins, Catarina Soares, Fani Lopes Rios, Fernanda Mendes, Francisco Allen Gomes, João Abel Amaro, John Bancroft, José Pacheco, Judy Greenwood, Júlio Gonçalves, Júlio Pêgo, Júlio Silveira Nunes, Luís Soczka, Lígia Fonseca, Luís Trindade, Maria Isabel Araújo, Nuno Miguel, Rocha Mendes e Sousa Sampaio.


Sexologia em Portugal – Sexualidade e Cultura (volume 2) integra reflexões sobre a sexualidade a partir das visões das ciências sociais e humanas, mas também das artes e do campo jurídico. A sexualidade é pensada pela história, pela religião, pela antropologia, pela epistemologia, bem como pela literatura, pintura, escultura, cinema, teatro e dança. Num capítulo sobre sociedade abordam-se diversos assuntos, nomeadamente a feminilidade, o feminismo, o planeamento familiar, a contraceção, o aborto, a fertilização in vitro, os bancos de esperma, a educação sexual e os mitos da homossexualidade. O livro finaliza com um capítulo sobre a sexualidade e a lei, em que se analisam princípios jurídicos e ofensas sexuais.

Os organizadores da obra – Allen Gomes, Afonso de Albuquerque e Silveira Nunes – escrevem no prefácio: «Se estamos ainda numa fase que poderá justamente considerar-se como a da pré-história da Sexologia, não será mais possível parar o impulso de uma corrente que se engrossa um pouco por todo o lado».

Entre os colaboradores deste volume estão: A. Galvão-Teles, Afonso de Albuquerque, Ana Allen Gomes, Adolfo Gutkin, Carlos Oliveira, Catarina Soares, David Rebelo, Duarte Vilar, Eduardo Geada, Eurico Gonçalves, Garcia Pereira, Helena Neves, Idália Correia, João Cutileiro, José Calisto Santos, José Fialho, José Machado Pais, Judy Greenwood, Júlio Machado Vaz, Luís Gamito, Luísa Ramos, Moisés Espírito Santo, Natália Correia, Pereira Coelho, Pinto da Costa e Purificação Araújo.