Aproxima-se a celebração do Dia Mundial da Saúde Sexual

Data da Notícia: Agosto 2, 2018

Aproxima-se a celebração do Dia Mundial da Saúde Sexual

A Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica volta a associar-se à celebração do Dia Mundial da Saúde Sexual (em inglês, World Sexual Health Day, WSHD), proposto desde 2010 pela Associação Mundial de Saúde Sexual (World Association for Sexual Health, WAS). A efeméride assinala-se a 4 de setembro, mas a sua comemoração prolonga-se pelo resto do mês, e do ano. Saúde sexual e direitos sexuais são fundamentais para o bem-estar é o slogan definido pela WAS como ponto de partida para uma reflexão e discussão, que se pretende global (trans/nacional), e voluntária, abrangendo os mais diversos contextos: políticos, sociais, culturais, mediáticos, científicos, médicos, universitários, escolares, artísticos, etc..

Este ano, a Direção da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica criou uma Comissão específica para dinamizar a celebração deste dia em Portugal. Será coordenada por Marta Crawford (terapeuta sexual e terapeuta familiar), com a colaboração de Bernardo Mendonça (jornalista cujo trabalho tem incluído temáticas da área da saúde sexual) e de Paulo Corte-Real (economista e ativista dos direitos LGBTQI+). “Pretende-se que em conjunto com a atual Direção da SPSC, originem e inspirem iniciativas e se juntem às celebrações que se desenvolvem por todo o mundo. Estas celebrações internacionais envolvem não apenas os profissionais, mas todas as pessoas que queiram participar. Queremos juntar-nos de forma clara a este movimento mundial e convidamos todos/as a fazê-lo também”, explica Patrícia Pascoal, Presidente da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica e vice-presidente do Comité do Dia Mundial da Saúde Sexual da WAS. A breve prazo, a SPSC divulgará as iniciativas agora em fase de programação.

Informações acerca do 4 de setembro no mundo podem ser seguidas num site específico (em inglês e espanhol) e nas páginas do Facebook (em inglês e espanhol) dedicadas pela WAS à efeméride. A Associação Mundial da Saúde Sexual recomenda às organizações e pessoas o uso da tag #WorldSexualHealthDay, nas suas publicações, de forma a acrescentar visibilidade aos seus projetos e iniciativas.

A SPSC orgulha-se de fazer parte desta enorme rede internacional e nacional de organizações e pessoas empenhadas na valorização das vivências da sexualidade. Deseja que a efeméride sensibilize para a importância de debater a saúde e os direitos sexuais, em Portugal, especialistas do âmbito da sexologia (nas suas mais distintas vertentes), profissionais envolvidos na formação, educação, apoio e assistência a pessoas de todas as idades, organizações governamentais (e não governamentais), mas também todos/as os/as cidadãos/ãs de pleno direito na exaltação por uma vida íntima digna, saudável e feliz.