Bilhete de Identidade de Projeto #1 – Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT)


Bilhete de Identidade de Projeto #1 – Grupo de Ativistas em Tratamento (GAT)

PROJETO: GAT /Grupo de Ativistas em Tratamentos – Espaço Intendente

INÍCIO: 2016

COORDENAÇÃO: GAT

ATENDIMENTO: Dias úteis, das 15h00 às 20h00 (ou por marcação)

CONTACTOS:

919 613 092

espaco.intendente

@gatportugal.org

SITE

FACEBOOK

FINANCIAMENTO: GAT – Espaço Intendente

PARCEIROS:

Rede de Rastreio Comunitária; Coalition International Sida PLUS; AIDS Healthcare Foundation; ISPUP – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto; Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; San Francisco Department of Public Health; IHMT – Instituto de Higiene e Medicina Tropical; INSA – Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge; CEPAC – Centro Padre Alves Correia; Fundação Aga Khan Portugal; Casa do Brasil de Lisboa; CRESCER – Associação de Intervenção Comunitária; Solidariedade Imigrante – Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes; Associação de Refugiados em Portugal; Associação Positivo; Obra Social das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor; Associação Renovar a Mouraria; Labuta – Organização pelos Direitos Humanos e Laborais dos Trabalhadores do Sexo; TransMissão: Associação Trans e Não-Binária; Associação ILGA Portugal; APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; Associação Conversa Amiga; Associação Abraço

 

DIRIGIMO-NOS… a populações específicas (pessoas com experiência de migração, pessoas com experiência de trabalho sexual, e pessoas trans), mas este é um Espaço aberto à população em geral

SOMOS UMA EQUIPA… multidisciplinar que integra elementos das populações‑alvo do serviço.

OFERECEMOS OS SEGUINTES SERVIÇOS…

1) Entrega de preservativos (externos e internos) e lubrificantes;

2) Aconselhamento pelos pares;

3) Rastreio por pares, anónimo, confidencial e gratuito para o VIH, sífilis, vírus da hepatite B e vírus da hepatite C;

4) Consulta médica confidencial e gratuita para o rastreio de outras infeções sexualmente transmissíveis, e aconselhamento de pessoas em profilaxia pré‑exposição (PrEP) ou interessadas em iniciá-la, mediante agendamento prévio;

5) Administração de vacinas e antibióticos prescritos na consulta médica;

6) Referenciação, com opção de acompanhamento, aos cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde.

AS PESSOAS VÊM AO NOSSO ENCONTRO… pelos serviços acima referidos, mas também porque acolhemos reuniões de organizações de base comunitária das populações‑alvo sem espaços de trabalho próprios.

VAMOS AO ENCONTRO DAS PESSOAS… quando fazemos serviço de ‘outreach’ em apartamentos em Lisboa, e quando prestamos serviços de rastreio em ‘outreach’ a convite de entidades com sobrerrepresentação dos públicos-alvo (associações de apoio a migrantes, faculdades, e outras).

LUTAMOS CONTRA… contra o estigma e a discriminação dirigidos às populações-alvo. Combatemos ainda a inércia institucional, procurando melhorar processos e contribuir para a implementação de respostas inovadoras e eficientes – seja na facilitação do acesso a cuidados, na avaliação da custo‑eficácia, ou na promoção da participação.

COM AS PESSOAS APRENDEMOS… que é vasto o leque de experiências e percursos de vida, bem como de referentes culturais, noção que é essencial para a crítica e criação de respostas adequadas. Aprendemos a trabalhar em redes formais e informais, de forma síncrona e assíncrona, presencialmente e à distância, em registos multilingues.

DAS PESSOAS ESCUTAMOS… dificuldades sentidas no acesso a informação e a serviços relevantes, bem como ideias e sugestões para as ultrapassar. O sucesso do trabalho político do GAT depende tanto do diálogo com parceiros e com decisores políticos e técnicos, como com as pessoas afetadas pelas políticas definidas e/ou pela forma como (não) são implementadas.

CONSIDERAMOS QUE… não pode haver controlo da incidência da sindemia do VIH e SIDA, sem diagnóstico precoce, sem acesso universal aos tratamentos e cuidados de saúde, e sem programas de adesão e retenção nos mesmos.

PRETENDEMOS… conseguir mudanças legais e políticas que afetem positivamente a saúde, direitos e qualidade de vidas das pessoas que vivem com VIH ou em risco de o contraírem.

BATEMO-NOS POR… promover a literacia em saúde, a capacitação e participação cidadã nas decisões sobre política de Saúde, e o autocuidado. Defendemos que as decisões políticas devem ser baseadas no melhor conhecimento científico disponível.

INSPIRAM-NOS… pessoas com experiência de doença/migração/etc., grupos de reflexão política sobre os “nossos” temas; pequenos coletivos de base comunitária e grandes organizações técnico‑científicas; entidades de âmbito local e nacional mas também instituições internacionais; Administração Pública, empresas e associações profissionais.

PARA NÓS É ESSENCIAL NO TRABALHO QUE DESENVOLVEMOS… produzir conhecimento – em colaboração com reputadas entidades científicas (como o ISPUP, IHMT, e outras) –, através da recolha de dados anonimizados, para melhor compreender a sindemia do VIH e infeções conexas e contribuir para respostas mais custo‑eficientes adaptadas às necessidades de diferentes pessoas.

GOSTARÍAMOS QUE NOS VISSEM COMO… um dos centros de rastreio do GAT, uma resposta comunitária que complementa e promove o Serviço Nacional de Saúde (estamos registados na Entidade Reguladora de Saúde com o número E132964).

AGRADECEMOS… a todas as pessoas que apoiam (moral e materialmente) e divulgam o nosso trabalho, desde pessoas que beneficiam diretamente dos serviços e os recomendam a amigos e familiares, às entidades parceiras, sem esquecer a crescente lista de pessoas singulares e de entidades financiadoras.

RECOMENDAMOS OS SEGUINTES SITES INFORMATIVOS PARA QUEM SE INTERESSE SOBRE A NOSSA ÁREA DE INTERVENÇÃO:

www.gatportugal.org

www.redederastreio.pt

www.coalitionplus.org

www.aidshealth.org/global/Portugal

www.pnvihsida.dgs.pt

www.dgs.pt/ Programas de saúde prioritários/Hepatites virais

www.dgs.pt/Programas de saúde prioritários/tuberculose

www.aidsactioneurope.org

ec.europa.eu

www.sns.gov.pt

www.infarmed.pt

www.sicad.pt

www.correlation-net.org

Facebook Rede sobre Trabalho Sexual

www.sexworkeurope.org

www1.ipq.pt

www.dgs.pt

ecdc.europa.eu

www.unaids.org

www.iapac.org

www.aidsmap.com