Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa torna-se Sede Nacional da Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica
A Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) e a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) assinaram recentemente um protocolo de cooperação que torna esta estrutura local da CVP a nova Sede Nacional da SPSC.
Fundada a 23 de setembro 1985 (III Série, Nº 219), a SPSC tem como objetivo “promover a divulgação de conhecimentos científicos no campo da sexologia e o agrupamento dos técnicos que se ocupem dos problemas da sexologia clínica”. Ao longo da sua história, a SPSC tem sido promotora singular da educação e literacia para a sexualidade, formadora fundamental de profissionais de saúde e promotora de eventos científicos em todo o território nacional.
Com a assinatura do presente acordo, a SPSC passa a dispor, na nova Sede Nacional, todos os meios e equipamentos técnicos e humanos para a necessária atividade, incluindo espaços de formação, educação para a cidadania, arquivo, secretaria, atendimento ao público, entre outros.
Para o Presidente da Delegação de Bragança da CVP, Duarte Soares, “a assinatura desta importante parceria revela, não apenas a confiança depositada pela SPSC no trabalho da CVP, mas um olhar particular para os territórios do interior e demograficamente mais dispersos, onde a literacia para a saúde sexual é particularmente desafiante”. Paralelamente, a CVP reconhece que esta nova parceria apenas se torna possível graças ao trabalho pioneiro, socialmente relevante e consistente por parte dos profissionais de saúde que se têm dedicado a esta área.
Para a recém-eleita presidente da SPSC, Joana Carvalho, Professora Universitária e Diretora executiva do Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana da Universidade do Porto, trata-se de uma oportunidade que em tudo beneficia os princípios da SPSC, pela necessidade de se democratizar a ciência sexológica e os domínios da intervenção clínica e de promoção da saúde sexual, que durante tantos anos esteve centrada nos grandes meios urbanos. É também com grande apreço que a SPSC encara o dinamismo e recetividade desta Delegação de Bragança.