Prótese peniana para disfunção erétil: recomendações da 5ª Consulta Internacional sobre Medicina Sexual
Autores: Köhler, Munarriz, Parker, Bettocchi, Hatzichristodoulou, Martins, Moncada, Osmonov, Park, Ralph, & Wang
Na última reunião da Consultoria Internacional de Medicina Sexual, um painel de especialistas elaborou recomendações sobre Próteses Penianas para a Disfunção Erétil.
A prótese peniana é considerada o tratamento primordial para a disfunção erétil grave, especialmente em homens que não respondem ou não desejam terapias conservadoras. Das várias recomendações clínicas, destaca-se a importância da seleção criteriosa dos homens com disfunção erétil, aconselhamento pré-operatório detalhado e envolvimento da pessoa parceira. A escolha do tipo de prótese (inflável ou maleável) deve considerar preferências do homem com disfunção erétil, destreza manual, custo e experiência da pessoa cirurgiã. A prótese inflável de três componentes é a mais utilizada, oferecendo aparência e funcionalidade mais naturais. A satisfação dos homens com disfunção erétil e pessoas parceiras é, habitualmente, elevada, desde que sejam estabelecidas previamente expectativas realistas. A prevenção de infecções deve ser uma prioridade dos profissionais, com recomendações sobre uso de dispositivos com revestimento antibiótico, técnicas cirúrgicas que minimizam o contato com a pele e controle de fatores de risco como diabetes mellitus e tabagismo.
O artigo apresenta, ainda, uma revisão sobre as estratégias para cirurgias de revisão e salvamento em casos de infecção, destacando a importância de irrigação adequada e, quando possível, substituição imediata da prótese para evitar fibrose e perda de comprimento peniano. São, igualmente, discutidas técnicas para correção de curvatura peniana residual em pacientes com doença de Peyronie, incluindo modelagem, plicatura e enxertia. A colocação de prótese em neofalo (em homens trans ou após trauma) exige adaptações anatómicas e apresenta taxas mais altas de complicações. Os autores reforçam a importância do julgamento clínico e da decisão compartilhada entre profissional de medicina e o homem com disfunção erétil, para otimizar os resultados da cirurgia de prótese peniana, promovendo segurança, funcionalidade e qualidade de vida.
Referência para o artigo (sem open access): https://doi.org/10.1093/sxmrev/qeaf001